sábado, 23 de outubro de 2010

Um paralelismo que me surge subitamente...


"A crescente prosperidade de Atenas (Alemanha e França) traduz-se politicamente na criação da confederação de Delos (União Europeia ou CEE) (...). Tal Liga destinava-se a preparar as cidades do Mar Egeu (Países Membros da Europa) para resistirem a qualquer eventual ataque persa (aliança de solidariedade económica internacional europeia). Mas em breve as ilhas (países membros) vao sendo sucessivamente submetidas ao poderio Ático - de Atenas - (da Alemanha e França), facto de que a remoção do Tesouro comum de Delos para Atenas, em 454, é um símbolo bem claro. Em 443 a. C., Péricles leva a assembleia a votar a reconstrução dos templos destruídos (...) com o dinheiro desse fundo. (...) Todos estes actos apareciam a outros estados gregos (países membros da UE) como outras tantas demonstrações do imperialismo Ateniense (Alemão & Francês)..."

In PEREIRA, Maria Helena da Rocha, Estudos de História da Cultura Clássica, Volume I, Cultura Grega, completado por mim de forma a estabelecer um certo paralelismo.

Com todas as suas particularidades e diferenças, a história dota-nos de uma certa capacidade de análise de factos e estabelecer paralelismos entre epocas tão distantes como a antiguidade clássica grega e os tempos de hoje. Como dizem por aí, devemos ser mesmo herdeiros dos gregos, e com muita sorte, passar-se-ão mais milénios sem degenerarmos.

E agora vamos reflectir sobre isto...

3 comentários:

  1. Eu nao me importava se a merkel governasse Portugal. Está mais que comprovado que nós não nos sabemos governar.

    ResponderEliminar