terça-feira, 29 de março de 2011

L.E.F.T Caucus



Toda a Esquerda do Parlamento Europeu esteve no dia 23 de Março a debater uma alternativa, desde os Verdes passando pelos Socialistas até ao GUE, todos a juntar forças por uma alternativa europeia.
Um sinal do esforço pela convergência e do combate ao sectarismo em prol do Modelo Social Europeu. Uma plataforma que continuará a marcar debates e conversas para uma articulação das vozes da esquerda a nível europeu, tendo em vista a consolidação de um discurso e políticas comuns entre os mesmos partidos.

Esta iniciativa não deixa de ser uma boa notícia, como uma experiência de grande interesse que deverá ser seguida com a devida atenção.

Site:

2 comentários:

  1. Eis uma iniciativa notável, e que fazíamos bem em tentar aqui em território nacional.

    Agora mais do que nunca é preciso uma convergência à esquerda (não da Esquerda-Merkel socrática, mas das esquerdas verde, social-democrata e socialista), uma convergência tanto partidária como civil, que não sinta urgência de arrastar consigo gente de fora dos círculos usuais mas que lhes esteja aberta. Apesar do respeito que tenho pelos nossos amigos d'A Comuna, não posso concordar com a sua perspectiva sectária neste assunto. É preciso uma alternativa convergente, e é-o porque estamos a aprofundar-nos a cada ano que passa no cenário do rotativismo ao centro, da falsa opção entre dois caminhos iguais; porque as pessoas não têm confiança, nem na capacidade da esquerda para governar, nem na capacidade da esquerda ser eleita. O ponto a que chegámos mostra que não chega esperar por uma crise para a esquerda canalizar os votos dos descontentes com a situação. Precisamos de nos assumir como alternativa credível.

    ResponderEliminar