quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O mistério da crise bloquista e do monstro das bolachas



Porque ainda ninguém postou nada sobre isto aqui, passo a incluir o link sobre esta notícia que, todavia, ja não é notícia nenhuma, salientando a nota da Comissão Política do Bloco de Esquerda : http://www.esquerda.net/artigo/rupturafer-abandona-bloco-e-constitui-um-novo-partido

Poderia escrever um longo texto, pois poderia. Acho que já muitos se fizeram, e bons e quem tem visto os meus posts nos círculos sociais sabe, certamente, a minha posição sobre o assunto, pelo que gostaria de ver algunxs camaradas do Arsenal dos Inválidos a criar um texto que explorasse mais o assunto.

Muito se fala na falta de democracia interna do Bloco de Esquerda. Muitos até têm dito que tal coisa não existe, afinal consta-lhes que é uma espécie de personagem imaginária criada na mente de certxs militantes que não concordando com a maioria, se expressam inventando falhas na democracia interna do partido.

Quando estes rumores da falta de democracia começaram a tomar dimensões maiores, criou-se um espaço no site do Bloco de Esquerda para a entrega de textos críticos sobre o Bloco de Esquerda. Muitos o fizeram. Outros tantos, impressionados com tanta democratização dentro do partido, aplaudiram esta iniciativa, adicionando que, afinal, era a tão esperada prova dos 9 da existência da democracia interna. Saúdo a iniciativa, mas pergunto-me: É apenas através da entrega de textos críticos que se prova que um partido é democrático? E as outras provas? Ficaram-se pelo caminho? Já agora, afinal, o que é que aconteceu a esses textos?

Não gosto de desistir dos meus projectos à partida, mas sinto que cada vez mais o partido, ou melhor, orgãos da direcção, porque o partido somos todxs nós, se torna sectário, fechado, anti-democrático e viciado. Cada vez questiono mais o futuro do mesmo e a minha vontade de projectar e trabalhar para um partido assim. Miguel, questiono-te sobre qual a barreira que separa o lutar pelo partido de acabar por continuar nele e trabalhar pelo seu nome, acabando por compactuar com certas medidas que ele toma (ou pelo menos, ignorá-las de forma a continuar o trabalho em seu nome).

Abraços esquerdistas,
Mi.

Sem comentários:

Enviar um comentário