quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Levítico 20:13 (Bíblia); 7:80-81 (Corão); 2 Nephi 13:09 (Livro de Mormon)

As Nações Unidas decidiram, esta semana, que homossexuais são jogo limpo. Podem ser executados sem justa causa.
Gay, lesbian, bisexual, and transgender people were once again subject to the whims of homophobia and religious and cultural extremism this week, thanks to a United Nations vote that removed "sexual orientation" from a resolution that protects people from arbitrary executions. In other words, the UN General Assembly this week voted to allow LGBT people to be executed without cause.
O Terceiro Comité da Assembleia Geral da ONU de assuntos Sociais, Culturais e Humanitários removeu «orientação sexual» da resolução que diz respeito a execuções arbitrárias, sumárias ou extrajudiciais. A remoção ganhou a votação por 79 a 70 (17 abstenções, 26 ausentes). O voto reforçou um ambiente já anteriormente hostil para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais, que vivem num ambiente contante de medo, ataques e discriminação oficial.

Vale a pena ler a análise do New Civil Rights Movement a este respeito.

8 comentários:

  1. Claro que esta medida está correcta. Estaríamos a agir etnocentricamente se tentássemos impor aos outros países medidas inspiradas em valores que não partilham.

    ResponderEliminar
  2. Que comentário tão maravilhosamente pós-modernista! =p

    ResponderEliminar
  3. È claro que de acordo com os valores da nossa sociedade está errado. Mas considero errado (e nada moderno) tentar impor os nossos ideais a outros paises culturalmente diferentes . =P

    ResponderEliminar
  4. Fizeram o favor à Arábia Saudita!
    Hmmm... acho que o Ahmadinejad também declarou que no Irão não há larilas como há no Ocidente, mas não sei se lá ser homossexual dá pena de morte...
    Enfim, assim vai o nosso mundo, a maior parte vive no obscurantismo...

    ResponderEliminar
  5. You see, quando eu digo que o pós-modernismo é a esquerda gone wrong, é a coisas do tipo que o Miguel Coelho disse que me refiro. Não estamos a impor os nossos ideais -- não não «nossos». Uma coisa não se torna automaticamente correcta só por ser cultural. Por esse argumento relativista, as touradas seriam correctas porque são parte da nossa tradição.

    ResponderEliminar
  6. É a confusão entre o relativismo cultural e o relativismo moral.

    ResponderEliminar
  7. O problema desta discussão, está na valor dado a "nós", e na mistura entre moral e politica. Se não se pensar em "nós", como algo de valor numa discussão, mas no ser humano como conceito realmente válido, e se separarmos moral da politica, chegam à conclusão.

    Nós, é dos conceitos mais falaciosos em política. E, também por isso, dos mais usados.

    ResponderEliminar