quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O Alegre que dizia que Louçã era o "Cavaco às avessas".


Dedico este post que vai no seguimento do anterior, a explorar algumas das incoerências da candidatura de Manuel Alegre que infelizmente vai ter muitas consequências danosas para a esquerda quando as eleições terminarem. A ressaca da esquerda vai ser dura.

Manuel Alegre, esse político camaleoneco, que em 2006 dizia de peito aberto que Louçã era "o Cavaco às avessas", em 2011 é apoiado pelo mesmo. Este senhor que fala com muita retórica sobre o Estado Social sempre tirou dividendos à custa do mesmo. A sua candidatura é apoiada por José Sócrates, um dos homens que mais pôs a saque o mesmo Estado Social que Alegre diz defender.

Além de tudo isto, Manuel Alegre é um homem que confrontado com a pergunta que se lhe põe se é a favor ou contra o OE de Estado, acaba por dizer sempre com muito jogo de cintura que este é inevitável.

É infelizmente um candidato que nasceu para morrer na praia, e que além disso expõe bem o estado acomodado e perdido a que a esquerda portuguesa chegou.

Um partido como o Bloco de Esquerda que sempre lutou contra as inevitabilidades e contra as incoerências, vem agora passo a passo a entrar num jogo político com discurso pouco claro e de perpetuação do mesmo. Alguns sectores da esquerda portuguesa acreditam em Manuel Alegre como a esquerda Norte-Americana acreditava em Obama. Acreditam muito, e tem muita fé, mas carecem de substância que sustente as suas crenças e opiniões. Quando estes acordarem, a ressaca vai pesar nos ombros.

O discurso da Esquerda não pode ser um maneatado, acomudado, e hipócrita. A esquerda não se pode esvaziar em pura retórica e jogos de cintura, ou, estratégias partidárias megalómanas. A esquerda tem de falar verdade pelas pessoas certas, um discurso que seja coerente não só nas ideias como na ligação entre ideias e factos. Alegre não representa isso, mas sim os privilégios de uma certa casta de políticos que sempre falou em nome da Esquerda mas que mal sabe o que é trabalhar.

Alegre é uma ilusão da Esquerda, uma má ilusão.

Este candidato, debate após, debate revela e expõe cada vez mais as suas fragilidades.
Acaba de levar uma tareia no debate com Nobre, que faz envergonhar a esquerda que o apoia.

Manuel Alegre que nas últimas presidenciais dizia que Louçã era o Cavaco às avessas, hoje já diz outra coisa. O que dirá Alegre nas próximas presidenciais? Estou curioso. Esta é para vocês adivinharem.

Experimenta também perguntar a Manuel Alegre o que acha deste Orçamento.
E terás a derradeira resposta vergonhosa do suposto candidato da esquerda.

É no mínimo bizarro ver associações que se dizem revolucionárias e pessoas que se dizem anti-capitalistas empenhadas na campanha com coração e alma. Das duas, uma, ou fingem bem, ou ainda acreditam no pai natal.


A hipocrisia reina.

9 comentários:

  1. No espartilho de “mercados” em que vivemos não há margem de manobra para ser outra esquerda. Ou se é esquerda inelegível ou se é esquerda-sócrates. No meio está o vazio. Quem optar por ser “o meio” está condenado a fazer figuras tristes… Isto reforça a velha ideia de que o único partido de esquerda em Portugal é o PCP, e que este está para lavar e durar. Nunca será Poder? Que interessa? Isso só abona a seu favor. É a ausência dessa postura que está a abonar contra o BE.

    ResponderEliminar
  2. O problema é que no final de contas, o B.E. em vez de sair reforçado sai ao contrário.

    As pessoas não compreendem como um partido faz a oposição mais cerrada está ao lado de José Sócrates numa campanha. Se não existem tabús e contradições na campanha de Alegre por que será que José Sócrates e Louçã se recusam a sentar-se lado a lado? Será esta uma candidatura transparente?

    ResponderEliminar
  3. Subscrevo a maior parte das tuas críticas.

    ResponderEliminar
  4. Só pa dizer que concordo plenamente...
    Este artigo é de Esquerda (Lenin Approves)

    ResponderEliminar
  5. Isto está tudo muito correcto, mas que alternativa apresentam? Onde está outro candidato, que possa fazer frente á candidatura de Cavaco? Seria mais corecto apresentar candidatura própria, BE , como fez o PCP ? Senão onde está uma candidatura ampla que podesse congregar a esquerda??? Resposta que eu gostaria que me dessem. Pois teorizar e criticar é fácil, fazer é que é mais difícil. Saudações e Bom Ano Novo. António Veloso

    ResponderEliminar
  6. Como disseste, a candidatura do Alegre (na minha opinião) mata e esfola totalmente a imagem de verdade e honestidade, sem jogos de poder para chegar de qualquer forma que o BE poderia ter. Matamos. Vai ser preciso muito trabalho para ressuscitar e limpar esta ideia. Adeus.

    ResponderEliminar