terça-feira, 5 de outubro de 2010

Então aqui fala-se de polémicas, falem também desta:

Star Wars 3D e porquê o boicote ao filme.

"For many of us, and especially the readers of this humble blog, Star Wars represents the power of imagination, our collective childhoods, numerous attempts to move objects around with the force (I did it once), and a sense of community centered around major events that happend in a galaxy far far away. Oh yeah, and god damn lightsabers. Simply, I refuse to let George Lucas ruin his own work and our inspiration any further.

Boycott Star Wars 3D? Read on..."


Espero ao menos que o Ricardo me leve a sério. É a única coisa que peço. Ricardo, amigo, se estás aí, lê o texto e vem encher comigo a caixa de comentários deste post com uma discussão acesa sobre o futuro da mais épica saga alguma vez feita.

9 comentários:

  1. Este senhor não compreende que é graças a star wars continuar na berra, graças a nova trilogia, graças à digressao de uma orquestra completa e de anthony daniels a narrar os episodios; que é graças à insistência neste fenomeno que é star wars, que o senhor tem este tempo de antena.
    Este senhor ficou fascinado com a trilogia original, que aconteceu num tempo onde o merchandising de filmes era escasso, onde a tecnologia ainda não era o que é hoje. esta trilogia antiga star wars aconteceu num enquadramento historico proprio, que lhe concede todas as condiçoes para ser epica. Esta trilogia deu entrada a muitas inovaçoes, muitas novas tecnologias. A nova trilogia aparece num tempo diferente, nada comparavel ao de 1977, aquando do primeiro filme Star Wars. A nova trilogia nunca poderia ter o mesmo impacto sobre este senhor que teve a primeira. Ainda assim teve e ainda tem, grande impacto sobre todas as geraçoes que lhe sucederam.
    E isto, graças à insistencia de Lucas, graças ao seu desejo de contar a historia que desmistifica a maldade despersonalizada de Darth vader, e o destino traçado de Luke Skywalker. As minhas primas de 10 anos têm agora uma paixao imensa pelo star wars. nunca viram um unico filme no cinema e graças a tudo isto vao conseguir ver os filmes no cinema pela primeira vez. eu que nunca vi a antiga, vou vê-la certamente.
    Star wars nao é o tipo de epico que acontece e deixa legado. Star wars continua a construir o seu legado, porque mais que fenomeno epico, é um fenomeno contemporaneamente epico, contemporaneamente classico. E isto é legitimo por uma razao muito simples: tem uma capacidade incrivel de inspirar pessoas de todas as idades.
    Eu quero ver os filmes todos em 3D. eu amo star wars pela saga de 6 filmes, pela historia tragica tipo teatro grego contada numa galaxia muito muito distante.
    George Lucas é Star Wars, mas tambem é, todos sabemos, uma pessoa que dedicou a sua vida à tecnologia cinematografica. É mais que justificavel que queira trazer a sua saga intemporal ao presente, mais uma vez, para todo um conjunto de geraçoes que irão descobrir star wars, para todo um conjunto de fans que não se ficam com a trilogia original, para todo aquele que não faça birra, porque quer permanecer naquele maravilhoso ano de 1977, e insiste que lucas tem de permanecer consigo.

    ResponderEliminar
  2. Deixa lá Ana, eu concordo contigo. Ignora as balelas do Ricardo. =p (kidding)

    O oliveira8, um membro de um fórum em que eu participo, disse a coisa assim:

    O star wars nao foi feito para ser em 3D. Grande parte dos filmes de hoje em 3D(Diria 80%) são convertidos de 2D para 3D depois de estarem acabados.
    O problema é que esses filmes sofrem, porque os efeitos não prestam, e acabam por arrastar o filme à mediocridade. O processo 3D tem de acompanhar o filme desde do inicio. Não pode ser convertido no final.
    A razão do sucesso de Avatar é que o filme foi criado para ser em 3D, e daí a sua melhor qualidade e devido lugar no filme. O 3D é uma parte fulcral de Avatar sem ele, o filme não é a mesma coisa. Já para não dizer que o 3D em Avatar é superior a qualquer outro 3D neste momento.
    James Cameron sobre isso:
    "After Toy Story, there were 10 really bad CG movies because everybody thought the success of that film was CG and not great characters that were beautifully designed and heartwarming. Now, you've got people quickly converting movies from 2D to 3D, which is not what we did. They're expecting the same result, when in fact they will probably work against the adoption of 3D because they'll be putting out an inferior product."
    Agora Star Wars não foi para ser feito em 3D. Nunca foi, por muito mais que Lucas diga que "Finally we can experience Star Wars like it should be experienced!"(Ele diz isto desde dos anos 90, cada vez que Star Wars é re-editado). Então o que se pode esperar de Star Wars 3D?
    Uma autentica salgalhada.
    Os filmes não vão ganhar nada com a conversão, a imagem vai perder qualidade, e o 3D não vai ficar bonito. Os filmes não foram criados para este género de cinema. É a mesma coisa que colorir Casablanca ou Citizen Kane. Filmes foram feitos para ser em preto e branco, e foram filmados a preto e branco, injectar cores retiram toda a magia das cenas e do filme.
    Lucas conseguia fazer tanto dinheiro ou mais se ele simplesmente volta-se a lançar Star Wars no cinema sem adereços.

    ResponderEliminar
  3. Desculpa, Ricardo, mas eu concordo com o Gil. E acho que, em sendo uma questão de lucros (que, convenhamos, é a razão mais provável), se faria melhor em repor os Star Wars nos cinemas.

    «Star Wars não é o tipo de épico que acontece e deixa legado. Star Wars continua a construir o seu legado, porque mais que fenómeno épico, é um fenómeno contemporaneamente épico, contemporaneamente clássico.» É claro que nisto concordo contigo, mas há maneiras mais inteligentes para manter a contemporaneidade dos filmes que uma adaptação possivelmente "rasca" para um 3D de segunda categoria, porque não foi filmado em 3D desde o início. É, como disse o Gil, a mesma coisa que colorir o Casablanca.

    De qualquer das maneiras prefiro queixar-me de não ter gostado depois de ver o filme a andar a especular sobre o hipotético desastre que há-de sair dali. (Ok, mentira, claro que adoro especular, mas não é por isso que me vou recusar a ver os filmes. Longe de mim. Nunca. Jamais. Em tempo algum. Vai de retro.)

    ResponderEliminar
  4. ana, bem sabes, e eu disse-te, a minha opiniao quanto ao 3D. E digo ao gil tambem, eu acho que é um espremer maximo daqueles filmes para ver quanto dinheiro mais se pode retirar daquela mina de ouro. Agora, no resto, mantenho a minha posição, o George Lucas fez muito bem em fazer a nova trilogia, e ao contrario do gil e do oliveira8, eu nao percebo nada de tecnologia. mas sei que, por muito que a qualidade dos filmes até possa sair menos boa, é pretensão demais julgar antecipadamente um dos maiores génios de sempre no que toca aos efeitos especiais de filmes e cinema. foi lucas quem inventou aquela espécie de desenho animado para o toy story, aquele efeito que faz os bonecos parecerem plasticina e que agora se usa em todos os desenhos animados; e isto é apenas um exemplo. Isto pode ser tudo uma manobra para fazer mais dinheiro, e nesse aspecto sou totalmente critico; ainda assim, fico feliz de poder ter esses filmes no cinema, seja em 3D ou não: logo, fazendo felizes todas estas pessoas que sao os fans de star wars de todas as geraçoes, quão criticos podemos ser quanto a este relançamento em 3D?

    ResponderEliminar
  5. Eu nunca disse mal da nova trilogia, atenção! (Embora ache genius a ideia do documentário People vs. Lucas.)

    ResponderEliminar
  6. Mas eu digo: a nova trilogia é má. Má, má, má. Embora o terceiro filme seja razoável. Os outros dois são, ui.

    ResponderEliminar
  7. Heresia é tirar o Sebastian Shaw e pôr lá o Hayden Christensen. Isso é que é heresia.

    ResponderEliminar
  8. isso eu tambem concordo gil, tirar um e por o outro é um bocado estupido..

    ResponderEliminar