segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O Estado Vegetativo do PCP. Eutanásia ou Renascer do coma?




"Três dias depois da atribuição do Prémio Nobel da Paz ao dissidente chinês Liu Xiaobo, o PCP acabou por reagir à distinção considerando que se tratou de “mais um golpe na credibilidade” do galardão."

Liu Xiaobo, recebeu o prémio nobel da paz. Professor de literatura de 54 foi distinguido na sexta-feira com o Nobel da Paz 2010, pela sua intensiva luta pelos direitos humanos na China.

Apesar da notícia do Nobel atribuído a Liu Xiaobo ter sido censurada em território Chinês, este encontra-se preso por "subversão", pela redacção de um manifesto com vários activistas em 2008.

"O gabinete de imprensa do PCP defende que a atribuição do Nobel a Liu Xiaobo é “inseparável das pressões económicas e políticas dos EUA à República Popular da China”.

O PCP. Esse partido pelo qual tenho todo o respeito e estima, mostrou-se mais uma vez com uma posição pouco democrática e algo arcaica.

São conhecidos os apoios incondicionais, aos regimes da Coreia do Norte, Cuba e China. Além destes apoios serem escabrosos, e alimentarem a podridão que são estes regimes, não contribuem em nada para que se crie uma alternativa de esquerda na Europa.

Partidos deste género não podem ajudar a construir uma alternativa democrática e socialista, com uma máquina partidária presa a nostalgias do passado, e com partidos irmãos anti-democráticos e reaccionários. Como o caso da China e do seu Partido, em que existe o Capitalismo mais selvagem e autoritário do mundo contemporâneo, e o atraso e brutalidade do regime da Coreia do Norte. Estes apoios vindos de um Partido de esquerda europeu são absolutamente vergonhosos.

É pena o PCP, não deixar de todo esse passado autoritário, e essa família político-partidária pouco saudável.

Um partido que apoia regimes em que reina o Estado Policial, o militarismo e a violência contra os direitos humanos, pode ainda dizer-se a favor da PAZ, e contra a NATO?

Sinceramente, é mais uma vergonha para o PCP para juntar à colecção. Estes já são sintomas de um Partido senil correspondente à idade que tem. É pena é o velho nunca morrer, dêem-lhe a eutanásia para o bem da esquerda democrática europeia porque esta estagnação são águas paradas não muito saudáveis. Se não lhe derem a eutanásia, pelo bem do PCP que renasça e se renove.

Gostava que o PCP tivesse a coragem de se renovar e de se domocratizar. De defender realmente o socialismo e não degenerações. Mas isso parece impossível.

Alguém que pegue naquela máquina fria e lhe dê uma bela dose de democracia, inovação e pluralismo.

Com todo o respeito pelo PCP e sua história. O velho ou muda, ou morre. Este estado vegetativo é insuportável. As máquinas têm de ser desligadas. O soro não é eterno.

Este marinar em águas de autoritarismo e estagnação vai levar à morte a médio prazo, apesar de a mudança de águas poder levar ao mesmo destino. Sei que este é um Pai que comove muitas famílias, mas como todos os velhos, ele acabará por morrer, ou mais cedo ou mais tarde. Já lá vão quase 100 anos de vida, agora é só esperar.

10 comentários:

  1. miguel, para alguem que "odeia demagogia barata", isto está hilariantemente demagógico,

    Com pouca integridade, cheio de meias verdades.
    o pcp não apoia regimes anti-democráticos, tal como nao lhe falta democracia. o pcp simplesmente não responde afirmativamente àquilo que considera, e não tão erradamente, que serve interesses contrários aos seus interesses comunistas e socialistas. É este o caso do nobel da Paz. Nunca desconsiderando o mérito do Nobel da Paz, desconfia das suas intençoes. Desconfiando das suas intençoes, nao apoiando o governo chines, tambem nao da mostras de estar contra ele. o que quero dizer e que, por muito respeito que o pcp tenha por esse senhor, que ate podia ou nao merecer o premio nobel, o pcp nao se junta a uma causa que, por muito honravel que seja, na sua aparencia e superficialidade, serve interesses contrários, interesses muito americanos, com tudo o que isto de "americanos" significa! É uma questão básica, quando se trata de tomar uma posição entre a china e os estados unidos, toma-se posição, nao a favor da china, mas contra os estados unidos. E acho que, da tua parte e de todos nós, seria injénuo pensar que a atribuição dos premios nobel são coisas inocentissimas.
    Desafio-te, por ultimo, a arranjares uma prova de apoio incondicional ao governo chines, cubano e da coreia do norte. isto porque, dizer isso dessa forma simplista, genérica, que revela pouco da integridade dos factos, é pura demagogia. Diria mais, na minha opinião, isso são considerações faceis e populistas.
    Quanto à profecia da morte do pcp, por muito que pareça ineficaz, a estagnação de que falas é do mais resistente e inabalável que há.

    ResponderEliminar
  2. "nao apoiando o governo chines, tambem nao da mostras de estar contra ele"

    Se não dá mostras de estar contra o regime chinês, devia. Porque um partido que se intitule comunista deve condenar a ausência de democracia e de direitos civis.

    "o pcp nao se junta a uma causa que (...) serve interesses contrários, interesses muito americanos"

    Espera, o Miguel é acusado de demagogia por se opôr ao regime chinês, que é um regime totalitário onde se pratica o mais básico desrespeito pelos direitos humanos. E contudo tu apoias que se condene uma decisão por servir os interesses americanos. Isso sim é demagogia. É um 'nós contra eles' puro e simples.
    Surpresa, surpresa: o Estado americano, com tudo o que de mau tem, é muito mais livre do que o Estado chinês.
    Surpresa 2: o prémio só "serve interesses americanos" na medida em que vai contra os interesses chineses. Tu basicamente equivales estes dois conceitos. mas eles não são equivalentes. Podes ser contra a china E contra os eua simultaneamente.

    ResponderEliminar
  3. Cá para mim os bastardos dos americanos já conheceram deus , tomaram uma bica e não disseram nada ao resto do mundo. Eles Culpados de tudo.
    http://www.pcp.pt/avante/1230/3003g1.html

    Em relação ao desafio proposto no comentário anterior tomei a liberdade de ir buscar propaganda do PCP. E algum comuna me explica qual foi a necessidade de prender a mulher do nobel da paz? PC = Grupo de demagogos.

    ResponderEliminar
  4. Entrevista do ao Bernardino Soeares, membro do comité central:


    «Tenho dúvidas que a Coreia do Norte não seja uma democracia». É assim que o mais jovem líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares, vê o regime de Pyongyang, em entrevista ao Diário de Notícias.

    «Já sobre Cuba o líder parlamentar comunista tem poucas dúvidas. «Em Cuba há uma intensa participação da populção na vida política e esse povo tem tido uma luta heróica contra os desígnios norte-americanos que o faz enfrentar um embargo de várias décadas, por vezes criminoso».

    http://diario.iol.pt/noticia.html?id=96433&div_id=4071

    ResponderEliminar
  5. eu juro que pretendo retomar este debate interessantissimo porque tenho muito mais coisas para dizer, acrescentar, e contrariar, mas tudo coisas para as quais nao tenho tempo neste momento em que tenho um trabalho de 10 paginas para daqui a dois dias. fiquem à espera :) Ainda assim, devo dizer que fiquei chocado elevado a mil com as declaraçoes do bernardino soares nessa entrevista.

    ResponderEliminar
  6. Ricardo,
    eu não concordo a 100% com o Miguel ou com o Gil, mas parece-me que estás um pouco cego relativamente a estas questões.
    Eu preferia viver nos EUA do que na China. Nos EUA são capitalistas mas têm liberdade de expressão (às vezes até demais). A China é capitalista, totalitária e não tem liberdade de expressão.

    Cair no erro de reduzir a realidade a comunistas vs capitalistas é uma prova de limitação mental.

    por último,
    "o pcp não apoia regimes anti-democráticos, tal como nao lhe falta democracia."
    mentira. Não há nenhum partido parlamentar verdadeiramente democrático, e dos 6 o PC talvez seja o menos democrático. (pensa racionalmente antes de responderes emocionalmente a isto).

    A maior parte dos PCs perdeu a dialéctica há muito tempo. PCP não só não é excepção, como é exemplo disso mesmo.
    Não te lembras da DNAEESB?

    ResponderEliminar
  7. não posso responder com tudo o que tenho para já, como disse. ainda assim deixo-te só uma dica feijó: não se trata aqui dos assuntos internos e das politicas internas de cada país, trata-se da forma como cada um lida com os vizinhos, com os assuntos internacionais. Os estados unidos em questoes internacionais são o inimigo principal, nao a china, nem a coreia. Os estados unidos sao quem conquista o mundo e forma imperio, sao os eua quem intervem em todo o mundo: pressiona a coreia, sob a falsa aparencia de querer salvar o país devolver-lhe a democracia; tal como, relembra-te, fez o mesmo com o Iraque, sob a mesma falsa intençao. Quanto a questoes internas, nao me apetece discutir quem é melhor ou pior, enquanto cidadão do mundo tenho, isso sim, perfeita consciencia de que a china tem um papel fundamental neste momento no mundo. duas razoes: primeiro, tem os titulos de divida do país que mais deve do mundo: os eua; e segundo, não fosse a china ser a entidade internacional que é, os estados unidos ja teriam invadido a coreia, como fizeram com o iraque. E achas que o Iraque está melhor agora? não, não está. Não nos podemos esquecer tambem que a situação da coreia nasce de uma guerra com a coreia do sul, e uma vez mais, os supostos salvadores da patria e conservadores da paz no mundo estiveram por detras desta guerra (eua). Mais uma dica: em termos internacionais, como é o caso das declaraçoes do PCP, ser contra a china é ser a favor dos estados unidos, e isto nao significa que a opiniao do pcp quanto as politicas internas da china seja favoravel, significa que quando se trata de um debate sobre relações entre países, isso demonstra que os estados unidos fazem novamente das deles. E nao o fazem em nome da paz, como deveria ser o Nobel, fazem-no em nome dos seus interesses imperialistas. Eu nao sou a favor do homem do nobel estar preso, e até posso ser a favor do premio dele, tal como os eua e as potencias europeias, dou isso de barato; mas eu sou a favor disso por motivos completamente diferentes desses países, e isso, meu caro, muda tudo. O que significa estarmos de acordo com a atribuiçao do nobel? significa apenas que ele é um excelente activista, que nao merece estar preso, e que o governo chines é uma treta antidemocratica? não, essa é a superficialidade que os estados unidos te vendem para te juntares a eles, significa sim que estamos a colaborar com a atitude imperialista dos estados unidos e das grandes potencias europeias, significa que estamos a alinhar com motivos imperialistas e de dominação, que nao sao os nossos, embora pareça, na capa superficial dos actos, que estamos de acordo neste assunto. os estados unidos pressionam a china, e nos apoiamos isso porque nao gostamos do governo chines e da exploraçao que lá acontece? não, estamos a baralhar as coisas, nos de facto nao apoiamos o governo chines nem as suas politicas internas, mas uma coisa é certa, os estados unidos, alemanha, frança, e todas essas potencias desaprovam como nos o governo chines, mas não é em nome da democracia e contra a ditadura que se impoem sobre a china. é a favor de outros interesses, e nesses interesses em nao alinho. as motivaçoes que estao por detras mudam tudo, e seriamos injenuos se tomassemos a posição basica de apoiar o nobel porque somos contra a falta de democracia na china. as coisas sao muito mais complicadas do que parecem. nos fazemos a luta e demonstarmos solidariedade para com o povo da china, mas nao apoiamos os estados unidos nessa demanda, porque eles querem outra coisa que não é a mesma que nos. Nos queremos democracia e eles querem alargar um imperio. a capa é a mesma: acabar com o governo antidemocratico da china, mas os propositos sao outros. Isto provavelmente esta super mal escrito e confuso, peço desculpa mas saiu a pressao. quando tiver tempo organizo ideias e faço um post mais claro e mais completo.

    ResponderEliminar
  8. Está a ser aqui posta uma Dictomia: EUA VS China, que não faz sentido algum. A China joga o jogo do império, e o jogo dos Estados Unidos. Deixemos de ingenuidades, a China faz parte deste império e é o maior aliado deste império. Por várias razões.

    A China tem interesses nos Estados Unidos, como os Estados Unidos na China. Não só a questão da dívida, mas a questão das exportações e importações.

    A China faz parte do mesmo rosto de que os EUA fazem parte. Só que a China representa a face mais negra do capitalismo mundial.

    O PCP ao preferir apoiar a China, apoia um governo que é muito menos democrático que os Estados Unidos. Ao apoiar a China, e o seu governo, está a apoiar as Multinacionais Norte-Americanas que estão lá a produzir a baixo custo e à conta da exploração dos chineses com a conivência do governo Chinês.

    O PCP ao apoiar a China, apoia a exploração dos trabalhadores chineses e a falta de condições.

    Quem apoia a China, acaba por apoiar o Império, e logo a parte mais negra deste.

    É uma falsa dictomia. Que só serve para o PC tentar justificar algo que sabe que não pode.

    Não estou do lado da China nem dos EUA, porque esse é o mesmo lado, eu estou do lado do socialismo democrático, da valorização do trabalho e da cidadania, da autonomia laboral, da regulação forte dos mercados, mas da liberdade.

    Mas uma coisa é verdade, se me dessem um destes países para ir viver, eu escolheria os EUA, porque apesar de tanto malfeitores, as pessoas podem redigir manifestos políticos e podem exprimir livremente opiniões políticas.

    O Ricardo e o PCP, ficaram estagnados na visão geopolítica do mundo dos anos 80. Isto já não é um mundo bipolarizado, e a China já não é a China dos anos 70. Esta é uma China que ganha muito com exploração do trabalhador, e com a aliança com os Estados Unidos. Só não vê quem não quer. E o pcp não quer ver, que a política mudou muito depois dos anos 90. Os Estados Unidos ganham mais com uma China como está, do que com uma china democrática com sindicatos livres e luta pelos direitos democráticos e por salários e protecção laboral maior. Porque são eles (EUA) QUE TÊM LÁ AS SUAS EMPRESAZINHAS!

    O PCP não percebendo, está a defender estas mesmas empresazinhas que ganham rios e rios à conta do Partido Comunista Chinês estar no poder.


    Domingos Lopes, 2009:

    "O PCP ainda não condenou a invasão da Checoslováquia e elogia a Coreia do Norte e a China, lembra, no momento da saída, o ex-membro do Comité Central que militava há 40 anos"

    "Sublinha que "a direcção do PCP considera, de acordo com o seu último congresso, que países como Coreia do Norte e China se orientam para o socialismo, quando o primeiro não passa de uma ditadura familiar brutal que abusivamente se apoderou do simbolismo do socialismo para o ridicularizar" e a China "emerge como uma ditadura do aparelho do partido e do aparelho militar com vista à implantação do capitalismo com o mínimo de sobressaltos sociais".

    http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/domingos-lopes-deixa-pcp-com-criticas_1400696

    ResponderEliminar
  9. nao posso responder, estou atrapalhado com coisas ainda. no entanto, não estou assim tão seguro de que os eua estejam tão amiguinhos da china como isso. porque a china, quando se trata de politicas internacionais está do lado oposto: protege a coreia da pressão americana e de uma possivel invasao. invasao essa que nada de intençoes democraticas tem, mas sim imperialistas. ou seja, a china opoe-se ao belicismo imperialista dos estados unidos.

    ResponderEliminar
  10. Não se opõe. Já se opôs, ultimamente não está seguro, aliás nem faria sentido a China está a crescer tanto para que quererá instabilidade? e problemas com os EUA?

    ResponderEliminar