segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Os Ultra-liberais, a nova religião exótica do ocidente.



Por termos tido ao longo do ano alguns comentários derivados de certas correntes radicais de direita, mais propriamente de pendor liberal. Temos assistido a uma ascenção de um determinado discurso anti-estado, pro-capitalismo, anti-políticos, anti-democracia, pro-mercados. Que nos tem chamado à atenção. A todos eles dedicamos este texto.

Nas últimas décadas temos assistido à formação de uma religião que com os seus largos adepto tem dominado o mundo de maneira irresponsável e por vezes criminosa. Tal religião acredita nos Mercados como seres perfeitos e omnipotentes, omnipresentes e omniscientes que guiarão a humanidade ao Mercado Perfeito quanto mais libertos eles estiverem. Liberalizado tudo e mais alguma coisa estes senhores da liberdade têm como objectivo atingir o Olímpo dos Liberais, onde aí lhes esperam as 42 virgens num harém da McDonalds com uma bandeira hasteada no meio, a dizer: Free Market.

Os mais radicais, fazem um discurso violento contra o Estado e o sector público. Contra a democracia, os políticos e os impostos. Estes fundamentalistas de direita advogam uma sociedade com um Estado mínimo ou a abolição do mesmo, complementado por um capitalismo selvagem. São contra o subsidio de desemprego, salário mínimo, sistema nacional de saúde, segurança social, e direitos laborais. Para estes tudo é mercado. Tudo tem um preço. Infelizmente este discurso tem crescido em alguns sectores mais alienados da realidade portuguesa, alimentados por um discurso anti-política que paira por aí. Como alternativa aos políticos estes querem substitui-los por empresários num mercado totalmente livre em que o patrão negoceia o salário com o trabalhador. Ignorando o facto dos patrões terem uma posição de mercado mais poderosa em relação ao trabalhador, estes alienados acreditam realmente nisto.

Estes seres alheados do conceito "realidade" palram por aí à deriva em território luso. Não são mais do que uns tecnocratas extravagantes com largos traços sociopatas. Falam de que os impostos são uma agressão contra o individuo e que isso é coerção, mas já não admitem que as hierarquias também o são, coercivas. Dizem que capitalismo não é o que existe, mas depois não sabem dizer onde e quando é que esse "verdadeiro capitalismo" existiu. Talvez a feira da ladra seja um modelo a seguir para este ultra-liberais. Dizem que a democracia é uma subjugação do individuo ao colectivo, mas esquecem-se que é exactamente isso que fazem os mercados e a sua concorrência. É a maioria dos agentes de mercado que dita as regras de mercado, num mercado perfeito, isto é dizer que existirão sempre uns no mercado que se vão sobrepor ou à vontade da maioria,ou seja, ao poder de mercado da maioria, ou à vontade de uns olígopolistas que detêm o poder de mercado.

O mercado é um instrumento colectivista que suprime a liberdade de existência de alguns indivíduos através da concorrência e da imposição de um poder de mercado que poderá estar nas mãos da maioria no caso de um mercado perfeito ou nas mãos de uma casta no caso real, "De facto".

Os religiosos ultra-liberais, ditam améns ao mercado e vêem nele uma mão invisível que mais ninguém vê a não ser alguns esquizofrénicos das faculdades de economia.

Que capitalismo será o bom capitalismo para estes senhores? Qual será o bom mercado e completamente livre para estes? A feira da ladra? O mercado do bolhão?

O mais interessante, é que estes Ultra-liberais lusitanos esquecem-se do país em que vivem.
Não vejo algum português com bom senso a ir atrás deste discurso radical quando o salário médio é de 800 euros, e sabendo que a classe empresarial portuguesa precisa do Estado como pão para a boca. Estes senhores não conhecem o Portugal em que vivem.

Lanço o desafio a todos os lusitanos ultra-liberias, minarquistas, anarco-capitalistas e ect, a formarem um Partido ou um movimento para ver o apoio popular que estes terão.

Acordem para a realidade.

9 comentários:

  1. Texto triste, de alguém que não sabe do que fala. Confunde vários termos, afirma coisas que não são verdade e não faz uma única refutação.

    Fala como se esta teoria tivesse aparecido há 10 anos e bastasse alguém gritar para a refutar ou a destruir.

    A sua argumentação é: "olhem estas pessoas!eles afirmam isto! que malucos!".

    Tem todo o direito de discordar, mas pelo menos use algo consistente. Se quer entrar em discussões use argumentos, não adjectivos. Dizer que o ordenado mínimo é bom não acrescenta nada. Defender uma medida só pela sua intenção não adianta nada. De intenções estamos cheios.

    O seu texto é uma desgraça, cada frase que afirma, cada disparate.

    Que cada um tire as suas conclusões.

    ResponderEliminar
  2. Excelente texto. :)
    Pensei responder ao Anónimo, mas penso que será mais justo que seja o Miguel a fazê-lo.

    ResponderEliminar
  3. http://www.oindividuo.org/2010/01/06/o-discreto-triunfo-do-pensamento-marxista/

    ResponderEliminar
  4. "Temos assistido a uma ascenção de um determinado discurso anti-estado, pro-capitalismo, anti-políticos, anti-democracia, pro-mercados. "

    talvez porque o sistema actual esteja a falhar?

    "Tal religião acredita nos Mercados como seres perfeitos e omnipotentes, omnipresentes e omniscientes que guiarão a humanidade ao Mercado Perfeito quanto mais libertos eles estiverem."

    ?

    "Estes fundamentalistas de direita advogam uma sociedade com um Estado mínimo ou a abolição do mesmo, complementado por um capitalismo selvagem."

    esse binómio esquerda/direita não faz muito sentido. Porque o liberalismo clássico opõe-se a grandes governos, por isso opõe-se ao comunismo e fascismo.

    "São contra o subsidio de desemprego, salário mínimo, sistema nacional de saúde, segurança social, e direitos laborais."

    Pois, são mesmo maléficos. E ouvi dizer que eram contra os feriados...

    "Tudo tem um preço"

    mesmo no publico tudo tem um preço. Só que não o sabes. Que eu saiba ninguém trabalha de graça no Estado.

    "Infelizmente este discurso tem crescido em alguns sectores mais alienados da realidade portuguesa, alimentados por um discurso anti-política que paira por aí."

    Os políticos portugueses fizeram que fossemos o pais da União Europeia com menor crescimento. A classe política é a mais desprestigiada segundo a população portuguesa. Afinal quem é alienado?

    "Ignorando o facto dos patrões terem uma posição de mercado mais poderosa em relação ao trabalhador, estes alienados acreditam realmente nisto."

    isto não é uma verdade universal. Muitos empregados representam valores superiores aos patrões. Quer acabar com todas as hierarquias agora?

    "Não são mais do que uns tecnocratas extravagantes com largos traços sociopatas."

    e ninguém os prende?

    "mas já não admitem que as hierarquias também o são, coercivas."

    então o pai é coercivo com o filho. O Papa é coercivo com os padres. O presidente do clube é coercivo com os jogadores. O dono do café é coercivo com o empregado. O designer de roupa é coercivo com os costureiros. O dono da televisão é coercivo com os apresentadores de televisão.

    "Dizem que capitalismo não é o que existe, mas depois não sabem dizer onde e quando é que esse "verdadeiro capitalismo" existiu. "

    estamos à procura de dinossauros agora? então quem discutisse consigo democracia no tempo da monarquia estava lixado.

    "Talvez a feira da ladra seja um modelo a seguir para este ultra-liberais."

    Qual é o problema da feira da ladra?

    "É a maioria dos agentes de mercado que dita as regras de mercado, num mercado perfeito, isto é dizer que existirão sempre uns no mercado que se vão sobrepor ou à vontade da maioria,ou seja, ao poder de mercado da maioria,"

    Enganou-se. Isso é no sistema actual. Os grandes monopólios vivem à custa de benefícios do estado. Quanto menos regulada uma parte da economia menos probabilidade de existirem monopólios.

    "O mercado é um instrumento colectivista que suprime a liberdade de existência de alguns indivíduos através da concorrência "

    faz-me lembrar aquela: " não roubem! o Estado odeia concorrência!"

    "Qual será o bom mercado e completamente livre para estes? A feira da ladra? O mercado do bolhão?"

    O estado não se separou da religião? Qual é a dificuldade de entender? E que é que voce tem contra a feira da ladra e o mercado do bolhão? Não gosta desses lugares de "pobres" é?

    "Não vejo algum português com bom senso a ir atrás deste discurso radical quando o salário médio é de 800 euros, e sabendo que a classe empresarial portuguesa precisa do Estado como pão para a boca."

    E quem é a culpa de estarmos nesta situaçao? ah pois é! é desses liberais radicais!

    "Acordem para a realidade."

    ahah muito bom! excelente texto!

    ResponderEliminar
  5. "esse binómio esquerda/direita não faz muito sentido. Porque o liberalismo clássico opõe-se a grandes governos, por isso opõe-se ao comunismo e fascismo."

    Faz sentido, ou vai me dizer que os minarquistas ou os anarco-capitalistas são de esquerda?
    Não existe só a direita conservadora, como não existe só o "socialismo autoritário". Se você chama comunismo um grande governo, convido-o a ler a definição de comunismo ou a ler Marx, pois você não sabe do que fala e assim é bom falar.

    "Os políticos portugueses fizeram que fossemos o pais da União Europeia com menor crescimento. A classe política é a mais desprestigiada segundo a população portuguesa."

    Portanto vamos todos virar anarco-capitalistas, que esse é o caminho realmente transformador para Portugal! Vamos construir um portugal anarco-capitalista! Já imagino as velhinhas de luto com bandeirinhas a.c.

    "isto não é uma verdade universal. Muitos empregados representam valores superiores aos patrões. Quer acabar com todas as hierarquias agora?"

    Coerção pública é uma brutal de uma agressão é horrível! Agora a coerção privada já é boa, é exelente! Vocês agora querem reduzir as hierarquias? Realmente é muito mais possível acabar com o Estado sem acabar com o Capitalismo.

    "Qual é o problema da feira da ladra?"

    Nenhum, tirando o facto de servir de plataforma para venda de coisas roubadas, nenhum, é mercado não é? então é bom! mesmo que seja de venda de coisas adquiridas ilícitamente, é um grande modelo de A.C.

    "Enganou-se. Isso é no sistema actual. Os grandes monopólios vivem à custa de benefícios do estado. Quanto menos regulada uma parte da economia menos probabilidade de existirem monopólios."

    Convido-o a reler o que eu escrevi. Julgo que da próxima compreenderá melhor.

    "Qual é a dificuldade de entender? E que é que voce tem contra a feira da ladra e o mercado do bolhão? Não gosta desses lugares de "pobres" é?"

    Em que parte do texto é que eu digo que não gosto desses sítios e mercados?


    "E quem é a culpa de estarmos nesta situaçao? ah pois é! é desses liberais radicais!"

    Em parte, é, da tão adorada escola de Chicago de onde vem esses exercícios académicos.


    "ahah muito bom! excelente texto!"

    Muito obrigado!

    Vamos todos virar a.c!

    ResponderEliminar
  6. Sublinho!

    Lanço o desafio a todos os lusitanos ultra-liberias, minarquistas, anarco-capitalistas e ect, a formarem um Partido ou um movimento para ver o apoio popular que estes terão.

    ResponderEliminar
  7. "Faz sentido, ou vai me dizer que os minarquistas ou os anarco-capitalistas são de esquerda?"

    Não! Mas qual é o seu problema com a lógica? eu não disse que são de esquerda!

    "Portanto vamos todos virar anarco-capitalistas,"

    você chamou alienados a um grupo de pessoas que culpa os políticos pela crise e agora conclue isto? Agora começo a pensar que tem um problema sério com a lógica...

    "Coerção pública é uma brutal de uma agressão é horrível! Agora a coerção privada já é boa, é exelente!"

    Coerção é uma palavra e tem um significado. Não é por ser privado ou publico que deixa de ser coerção. O que eu disse foi que hierarquias não são coerção. E mantenho.

    "Nenhum, tirando o facto de servir de plataforma para venda de coisas roubadas, nenhum, é mercado não é? então é bom! mesmo que seja de venda de coisas adquiridas ilícitamente, é um grande modelo de A.C."

    A feira da ladra é o mercado mais antigo de Lisboa. Admito que terá produtos roubados. Mas não pode culpar o todo pela parte... Além de que um dos unicos direitos na teoria ancap é de propriedade, portanto certamente ninguém apoia o roubo.

    "Convido-o a reler o que eu escrevi."

    voce afirmou isto, "isto é dizer que existirão sempre uns no mercado que se vão sobrepor ou à vontade da maioria,ou seja, ao poder de mercado da maioria" basicamente dando ideia de monopólio. Mas realmente tem razão. Lendo melhor você simplesmente disse uma parvoíce. Num mercado livre ninguém tem que se submeter ao poder de ninguém. Estou-me a lembrar a wikipedia que subverteu as "regras" e tirou qualquer importância à grande enciclopédia Britannica.

    "Em que parte do texto é que eu digo que não gosto desses sítios e mercados?"

    Pelo desdém que se referiu a esses lugares na resposta anterior. E agora umas linhas acima, quando disse que a Feira da Ladra era, e cito, uma "plataforma para venda de coisas roubadas".


    e amigo eu nao sou anarco capitalista. nada do que afirmei indica isso...

    e o apoio popular deu maioria ao ps. entao devo estar errado. o ps deve ter sido mesmo bom nestes ultimos anos....

    mas é bom ter alguém com que me possa sentir superior. espero que não se sinta "coerçado" ahah

    ResponderEliminar
  8. os perigos do capitalismo:

    http://ww2.publico.pt/Mundo/hugo-chavez-culpa-o-capitalismo-pelas-cheias-que-assolam-a-venezuela_1469605

    ResponderEliminar
  9. Acho que eles já têm um partido. O PS sem se assumir vai caminhando para lá. O Passos Coelho já está nesse quadrante, o CDS também partilha da mesma ideologia.
    Na verdade, mesmo que não houvesse ainda partidos tão à direita, como eu creio que até já existem, se tivesse de ser fundado um novo assim tão à direita, tristemtne, o nosso povo votaria nele. Então não tem sido assim? Quem é que tem governado Portugal senão a direita? O Cavaco nesta altura não vai à frente nas sondagens? E O PSD, sempre que o PS desce, não sobe nas sondagens aproximando-se da maioria absoluta?
    Infelizmente, a direita põe e dispõe, e se não vai mais longe nos seus intentos é porque ainda vai encontrando resistências populares na luta à esquerda.

    ResponderEliminar