sexta-feira, 24 de setembro de 2010

E que tal sobre os computadores?



Um anónimo perguntou-me se os computadores são um meio de produção, e acho que é uma pergunta muito pertinente. É tão pertinente que até a vou publicar como texto, e não como resposta a comentário, para memória futura.

Recorreu à expressão "e que tal sobre os computadores?" para me perguntar se estes são m.p, daí o meu título.

"Meios de produção: é o conjunto formado por meios de trabalho e objectos de trabalho - ou tudo o que medeia a relação entre o trabalho humano e a natureza, no processo de transformação da própria natureza em produto para satisfazer as necessidades humanas." - definição básica.

Para se avaliar o que é de facto um meio de produção ou não, tem de se ter em conta o contexto em que o mesmo objecto está inserido. Tal como as palavras, o sentido de uma palavra muda consoante o contexto.

Esse é o caso do computador, num call-center, ou num serviço de telecomunicações (tele-trabalho) o computador pode ser um meio de produção, na minha casa não o é. Vejamos o caso do carro. O carro é normalmente utilizado como um bem pessoal de transporte. Mas existem ocasiões onde o carro é um meio de produção, como por exemplo, os taxis, não são já um bem só pessoal, são algo necessário para prestar aquele serviço. Como no caso dos taxis muitas das vezes o condutor não é o proprietário do veiculo portanto aquele "carro" é meramente um meio de produção.

Como a foice e o martelo podem ser meios de produção, ou, objectos decorativos, dependendo da função e do contexto onde estão inseridos. Ou seja, o que faz um objecto ser um meio de produção são também as relações sociais que se desenvolvem em seu redor, se a relação tem um carácter produtivo, então o objecto poderá ser considerado um meio de produção porque tem como objectivo gerar riqueza. Se a relação for simplesmente de usufruto, o objectivo do mesmo é satisfazer pessoalmente o seu detentor. Esta última é chamada propriedade pessoal, exemplo: os meus sapatos, calças, telemóvel, carro ect.

Vamos, complicar o problema dos meios de produção.
Concentremo-nos agora no trabalho intelectual, aquele em que o principal meio de produção é o cérebro, ou seja a produção de ideias. Neste caso não poderemos dizer que os meios de produção concretamente são de um Capitalista, ou os instrumentos auxiliares para a produção de ideias. Agora o leitor poderá pensar, mas então esse trabalhador é livre e não está sujeito ao jugo capitalista. Mas o leitor que julgará isto, está enganado, porque apesar dos meios de produção poderem não ser do Capitalista, o trabalho "imaterial" depois de produzido tem de ser distrubuido à sociedade, e é na etapa da distribuição que hoje temos mecanismo de apoderação do trabalho, como o caso das patentes, das empresas que compram ideias e que não permitem que novas ideias se possam gerar se se basearem na ideia patenteada. No caso das editoras/distribuidoras de toda a cultura desde a música, filmes e livros.

Estes são os mecanismos de apoderação/exploração do trabalho "imaterial", com o famoso exemplo de que nesta cadeia de distribuidoras e editoras os autores são os que acabam por receber menos no meio deste complexo mercado.

Chegamos à conclusão que para se apoderar e explorar o trabalho não basta só que os meios de produção sejam privados, mas também os meios de distribuição, como é exemplo a produção cultural.

e que tal sobre os computadores?

5 comentários:

  1. Qualquer dia escrevo aqui qualquer coisa sobre patentes e software livre =)

    ResponderEliminar
  2. Bem, se o computador for usado em tele-trabalho a partir da casa do tele-trabalhador então ele é um meio de produção. Outra nota: um programa informático é um produto do trabalho e representa conhecimento acumulado, como tal, intervém (e de que maneira) directamente na produção de mais valia. Em consequência, o engenheiro informático que o faz poderá ser enquadrado na categoria de proletário. O software livre representa assim conhecimento acumulado ao dispor da população em geral e não ao dispor da apropriação e uso privado de reprodução do capital. É caso para dizer: o software livre é porreiro, pá!

    ResponderEliminar
  3. Nós em breve vamos escrever um texto sobre software livre mais profundo. Este texto era só para esclarecer as dúvidas a um anónimo, do caso de o computador ser ou não um meio de produção.

    ResponderEliminar