quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Anarcho-Capitalism Vs. Anarchism

6 comentários:

  1. uma pergunta. se os meios de produção não devem ser privados, tais como as fábricas, os campos e isso. e que tal sobre os computadores? segundo proudhon seria considerado uma possessão, e não propriedade. mas nos nossos dias é um dos maiores meios de produção. deve o computador estar ao nível das fábricas, ou seja ser considerado propriedade?

    ResponderEliminar
  2. 2 coisas parvas:

    1-"the real value"

    primeiro só demonstra a maquinização do homem que estas teorias têm, não só transformam todos em seres iguais, mas também têm a capacidade cientifica de quantificar o trabalho de alguém. o valor económico é uma opinião. ainda há pessoas que refutam isto? quanto vale um quadro da paula rego e quanto vale um quadro meu. o que difere? a opinião das pessoas. fazemos o mesmo trabalho, usamos os mesmo materiais, mas ela ganha muito mais que eu. devíamos ganhar todos igual?

    2- "people" contrário a "indivduals"

    não há colectivo sem indivíduos. se tirarem indivíduos da equação colectiva, não têm seres humanos, pelo menos pensantes ou críticos. ser individualista não implica ser anti colectivo. todos os colectivos são fruto de acções deliberadas dos individuos e todos os colectivos que não respeitam isto têm outros nomes, como totalitarismo, autoritarismo, estado, governo, comunistas, ou fascistas, ou socialistas etc etc.

    ResponderEliminar
  3. Explica-me, no anarco-capitalismo existiriam classes sociais? o que é que no anarco-capitalismo não era mercantelizado? o que é que resolvia as externalidades do mercado?

    ResponderEliminar
  4. desculpa mas eu não sei o que é uma classe social. podes-me dizer o que é uma classe social? e já agora em qual a que te inseres? e em qual a me insiro? posso-te dizer que sou estudante-trabalhador, trabalho desde os 16 anos e estou agora a acabar um licenciatura em pintura. será que tem a ver com o dinheiro? com as posses, com o intelecto, com o trabalho, com religião, com a familia. nunca percebi isso. o marx sempre falou nisso, mas pensei que estivesse a ser sarcástico, senão só poderia ser idiota.

    em relação à segunda pergunta: a liberdade e em relação à terceira
    http://precodosistema.blogspot.com/2008/04/externalidades-falhas-de-mercado.html

    ResponderEliminar
  5. Há uns artigos muito interessantes de sociologia pela net e outros fora dela. Mas se tu não fazes a mínima do que é, vai à wikipedia e penso que lá encontrarás o que isso é de uma forma mais simplificada.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Classe_social

    Se um dia quisesses estudar algo relacionado
    com a ciência política ou sociologia independentemente da tua ideologia, deverias saber o que são classes sociais, não é ficção é a realidade.

    As classes sociais só têm haver com o rendimento e com a posição na hierarquia do estado, ou das empresas, mas é mais complexa que isso.

    E as classes sociais são objecto de várias análises sociologicas, geografia humana, ciÊncia política e até no direito. Se me encontrares alguém do campo da sociologia ou da ciência política, ou das ciências humanas que negue a existência de classes sociais agradecia.

    ResponderEliminar
  6. Já li o texto das externalidades, obrigado, mas é engraçado que uma das principais externalidades do mercado são o desemprego e os baixos salários, e qual é a solução para essa situação?

    Num mercado-livre o patrão pode pagar ao trabalhador quanto ele quiser? Um não proprietário poderia processar uma indústria por poluição "aérea" ? Um não proprietário poderia processar o patrão se ele lhe despedir sem razão? Um não proprietário poderia processar as industrias por não ter trabalho? A polícia privada pode entrar em propriedade privada? Um proprietário pode processar a sua polícia por não o ter defendido na devida altura?

    ResponderEliminar