terça-feira, 21 de setembro de 2010

*Choque!* (...e um vídeo da Sarah Silverman)

Diz o Sol que o Banco do Vaticano, afinal — surpresa! — fazia lavagens de dinheiro!

Não! O CHOQUE!

Ao que parece finalmente a polícia italiana responsável por crimes financeiros decidiu fazer alguma coisa. Apreenderam 23 milhões de euros do Banco e, nas palavras do jornal, «colocou tanto o director geral do banco, como o chairman sob investigação por violação das leis que controlam as transacções financeiras no país.» (O país, fique esclarecido, é Itália. O Vaticano não é um país, o Papa é Chefe de Estado de um estado inexistente.)

Visto que isto se sabe desde os anos 80 — aquando daquele episódio em que um banqueiro foi enforcado não se sabe bem como —, seria de esperar que não fosse grande notícia, mas os órgãos oficiais da Santa Sé afirmam-se não só surpreendidos como perplexos, de acordo com o mesmo jornal.

Vou aproveitar isto como um pretexto para pôr aqui um vídeo fabuloso da Sarah Silverman (~sigh~). Convém não esquecer a obscenidade monetária de uma ordem que prega a humildade… “Culpa” e “arrependimento” são palavras tão proferidas que perderam, na boca da hierarquia eclesiástica, todo o significado à custa da pura repetição. Basta pensar em quanto valerá o Vaticano — como diz a Sarah, maybe it’s time for you to move out of your house that is a city.

...e depois disto eu prometo escrever sobre outra coisa qualquer que não envolva os senhores das batinas.

FONTES:

Sol, http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=570. Consultado a 21 de Setembro, 2010.

2 comentários: